Itaú, Coca-Cola, Heineken, Volkswagen e Trident reforçam patrocínio. Oi e Club Social entram pela primeira vez em evento que já foi visto por um bilhão de pessoas em 200 países
Por @Isa Sousa, do Mundo do Marketing
Boa parte do interesse das empresas pode ser explicado pelos números do
Rock in Rio. O evento foi trending topics no Twitter em 13 países, o
site oficial teve cinco milhões de visitantes únicos no período do
evento e, contando com todos os 12 festivais já realizados, um bilhão de
telespectadores em 200 países viram o evento. Uma pesquisa
realizada pelo Ibope ao longo do primeiro fim de semana do festival em
2011 refletiu também sua força e sucesso quase absoluto do evento: 89%
do público presente afirmou que retornará em novas edições.
Os resultados significativos de ações realizadas antes, durante e
depois do evento reforçam o patrocínio master do Itaú no próximo ano.
Única instituição financeira presente no grupo, o objetivo do banco é de
estreitar laços cada vez maiores com os clientes e se aproximar de
não-clientes. “O balanço de 2011 foi muito positivo. Tivemos a
oportunidade de usar uma plataforma completa e fizemos desde campanhas
massivas de comunicação até pré-venda com condições de parcelamento para
clientes. Durante o evento, passaram mais de 10 mil pessoas pelo nosso
estande”, diz Andrea Pinotti Cordeiro, Diretora de Marketing Institucional do Itaú, em entrevista ao Mundo do Marketing.
As ações para 2013 ainda estão em fase de planejamento, mas para a
pré-venda de ingresso, que começa no dia 30 de outubro, o banco
oferecerá 15% de desconto aos clientes Itaú. “No ano passado tivemos um
elevador panorâmico e distribuímos brindes. Este ano teremos iniciativas
inovadoras e com certeza vamos usar mídia social e focar também no
público universitário, que tem uma afinidade muito grande com o evento”,
completa Andrea.
Pela segunda vez patrocinando
o festival, a Volkswagen aproveitará a ocasião para realizar ações de
comemoração dos 60 anos no Brasil. A montadora, que no ano passado
lançou séries especiais dos modelos Gol e Fox, afirmou que está em fase
de planejamento para elaborar as iniciativas do próximo Rock in Rio.
Prestes a completar 28 anos, o Rock in Rio é considerado hoje um dos maiores eventos de música e entretenimento do mundo. O fato é endossado com os cinco milhões de seguidores em diversas plataformas digitais que a marca possui. O número é bem maior do que festivais de renome internacional como os norte-americanos Coachela (1.855.185 seguidores), Vans Warped Tour (1.138.674) e Lollapalooza (504.635), além do britânico Glastonbury (387.529).
De olho na importância das mídias online, que medem de forma rápida a
força de uma marca, a Trident também renovou o patrocínio do Rock in
Rio. Segundo a marca, a participação em 2011 foi responsável por um
retorno de mídia espontânea quatro vezes acima do valor de patrocínio
pago. “Foi um período de vendas incrível que repercutiu nas redes
sociais e trouxe uma visibilidade de marca muito importante, que deu
confiança para voltar esse ano, de forma melhor ainda. O desafio agora é
superar o que fizemos em 2011”, afirma Marcos Icae, Gerente de
Marketing da Tridente, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Entre as ações do grupo, houve embalagens personalizadas com logo do
festival, a possibilidade do público tocar uma guitarra imaginária na
Cabine Trident Powered by YouTube, a formação de um sorriso envolvendo
500 pessoas e ainda promoções, realizadas antes do evento, para levar os
consumidores de formas diferenciadas aos shows.
A iniciativa do grupo Mondelēz Brasil (antiga Kraft Foods) repercutiu
em outras marcas: para 2013 a Club Social também participa do festival.
“A marca é muito forte e nosso objetivo é de nos aproximarmos dos
consumidores e criarmos cada vez mais relações emocionais, além
surpreendê-los. Para tanto, é preciso estar presente em eventos grandes
como o Rock in Rio, para inovar com experiências inconfundíveis”, pontua
André Britto, Gerente da Club Social.
Quem chega esse ano pela primeira vez também é a Oi, em substituição à
Claro. O patrocínio da operadora de telefonia móvel será fundamental
para a marca se fortalecer, em um momento de mudanças. “A Oi só entra em
eventos grandes e estamos em um novo momento da marca e da companhia.
Música é o nosso selo e tudo isso vai trazer uma oportunidade muito
grande de visibilidade”, afirma Eric Albanesi, Diretor de Comunicação da
Oi.
Compatibilidade entre as marcas
Pela segunda vez consecutiva no Rock in Rio, a Heineken reforça o patrocínio devido às semelhanças com o evento. “O Rock in Rio é uma grande marca, é um grande evento de música e é conhecido mundialmente. O que tem muita semelhança com a Heineken, que é uma marca internacional de cerveja. Então estamos falando de valores muito parecidos, o que pra gente é um casamento super interessante. A geração de experiência por parte dos consumidores dentro do evento sem dúvida foi fundamental para renovar o patrocínio”, explica Daniela Cachich, Diretora de Marketing de Marcas Premium, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A cervejaria não divulgou as ações que serão realizadas, mas afirmou
que tem elaborado boa parte delas de forma conjunta com a organização do
evento. “O que eu posso garantir é que da mesma forma que foi feita no
ano passado, em 2013 não teremos latinhas e ofereceremos 100% de chope, o
que requer um investimento para fornecê-lo para toda a Cidade do Rock”
completa Daniela Cachich.
Rock in Rio 2013
O lançamento oficial do Rock in Rio realizado ontem, dia 16, aos pés do Cristo Redentor anunciou como atrações Bruce Springsteen, Metallica e Iron Maiden. O cantor americano se apresentou uma única vez no Brasil, justamente no Rock in Rio, há 25 anos. Até o momento, o festival já confirmou também George Benson, Ivan Lins, Sepultura e Tambores do Bronx.
Em 2013, o Rock in Rio atingirá a marca de sete milhões de espectadores
presentes. Foram doze edições, sendo quatro no Brasil (1985, 1991, 2001
e 2011), cinco em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e três na
Espanha (2008, 2010 e 2012). Até o momento, o evento já mobilizou um
público de mais de seis milhões de pessoas que assistiu mais de 1.000
atrações. Foram mais de 979 horas de música, com transmissão para mais
de um bilhão de telespectadores em 200 países. De acordo com a
organização do Rock in Rio, mais de 16,5 milhões de dólares foram
destinados a causas socioambientais e foram gerados 123 mil empregos ao
longo de suas edições.
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