Durante palestra no II Fórum
Transmídia, ocorrido na ESPM na última sexta, 29, em São Paulo, Hugo
Rodrigues, COO & Chief Creative Officer das agências Publicis
Brasil, Salles Chemistri e Publicis Dialog, ressaltou o caráter
transmídia da nova publicidade e afirmou que o Orkut ainda pode ser
super importante para as agências
Ressaltando o sucesso da ação de sua empresa com o case
Chaves, para o SBT, Rodrigues disse que há preconceito com a rede social
do Google, e que ela é subestimada pelos criativos brasileiros. Citando
também ações de sucesso premiadas em Cannes – como a Nike+ FuelBand –,
Rodrigues chamou atenção para o fato de que hoje é preciso pensar numa
campanha em larga escala. "O problema é que custa caro", lamenta.
Segundo o publicitário, com a globalização os clientes têm cada vez
menos dinheiro para gastar. Para ele, é preciso "uma ideia que faça o
consumidor se aproximar de você".
O bate-papo, mediado por Ricardo Godoy, diretor da ITBN e BurtiFilmes,
também teve participação de Glen Valente, diretor comercial nacional do SBT. Ele comentou o êxito da Publicis com o case #Compartilhe,
feito especialmente para o aniversário da emissora. "Uma história bem
contada, independente da plataforma que você vai colocá-la, é que mostra
o sucesso".
Para Valente, do ponto de vista do Brasil, a TV aberta ainda é o grande
alavancador de audiência. Segundo o diretor, as mídias não brigam entre
si e, se há alguma "disputa", ela deve ser focada nas histórias. "Não
adianta só gerar um monte de likes, você tem que ter um objetivo
específico", disse.
Depois da palestra, Rodrigues falou ao Adnews. O
publicitário disse que não há caminho a seguir. Para ele, deve existir
primeiro um "entendimento do que o consumidor quer". O CCO também
ressaltou o valor do case #Compartilhe para o próprio telespectador do
SBT. "Estamos educando este consumidor que quer entrar na área digital",
ressalta, analisando também que não há como saber o que o público do
cliente precisa, se você não tiver ciência plena de como ele pensa.
Para Godoy, não há mais necessidade de falar entre on e off. "Está tudo
integrado", afirma. Segundo o diretor da BurtiFilmes, sua empresa se
prepara para ser a "plataforma" de todas as mídias.
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