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sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Facebook e empresas: aumentando o número de fãs

por @midiapublicitaria.com

As empresas estão investindo cerca de 14% do seu orçamento em propaganda com a internet.

Como estratégia para conseguir mais vínculo com os clientes estão cada vez mais adeptas da rede social Facebook. Mas não basta criar uma Fan Page linda e atualizada se ninguém vir suas atualizações. O objetivo sempre será aumentar o número de “fãs” para a página do cliente. Não que isso seja a única parte importante na hora de se avaliar o desempenho da estratégia, mas para quem está por fora – os consumidores – pode ser fator decisivo para curtir ou não.

TOP 10 – Empresas com Mais Fãs 2012 (Fonte: GraphMonitor)


Guaraná Antarctica – 6,5 milhões (+ 52%) / Skol – 5,6 milhões (+57%) / L’Óreal Paris Brasil – 4 milhões (+ 50%) / Brahma Futebol – 3,8 milhões (+65%) / Halls Brasil – 3,2 milhões (+61%) / Hotel Urbano – 3,2 milhões (+59%) / Trident Brasil – 2,6 milhões (+82%) / Nike Futebol – 2,3 milhões (+68%) / Chiclets – 2,1 milhões (+95%) / Itaú – 2 milhões (+69%)

Então o que fazer para aumentar sua popularidade na rede entre os consumidores? Em primeiro lugar, com certeza será necessária uma divulgação: no site da empresa, por e-mail marketing aos clientes, em sua própria página no Facebook, por meio de Ads. Após isso será a parte mais exigente – e por que não mais interessante -, de possuir uma Fan Page: a interação com os usuários. É isso que o consumidor espera.
Vejamos alguns números:
  • 56% dos usuários que curtem as páginas são propensos a recomendar a um amigo;
  • 77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na rede;
  • 42% dos consumidores do país (entre 25 e 44 anos) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social;
  • 41% dos brasileiros utilizam a rede com propósitos profissionais;
Estamos em uma era da comunicação, que alguns profissionais estão chamando de Era da Distribuição, em que as informações são repassadas com mais facilidade e rapidez, permitindo que o cliente dite a marca. Então a interação torna-se o aspecto mais importante. Não deixe que os consumidores fiquem sem esclarecimento de dúvidas ou que não consigam interpretar a informação passada.

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