Veículos com custo por exemplar acima de 2 reais tiveram alta de 2,3% e o grupo de jornais vendidos por até 99 centavos teve elevação média de 1,8%. A média diária de circulação brasileira no período foi de 4.543.755 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
Nos últimos 12 meses, as distribuições por venda avulsa e por assinaturas tiveram praticamente a mesma evolução,
registrando 2,7% e 2,6% respectivamente. A comparação de julho de 2011 a
junho de 2012 com o mesmo período anterior aponta ascensão de 5,1% para
os títulos comercializados por até 99 centavos e de 2,5% no grupo dos
jornais que custam entre 1 e 2 reais. Os veículos que custam mais de 2
reais subiram, em média, 0,8%. Considerando esses índices, o crescimento
médio do meio Jornal foi de 2,7%. O levantamento engloba toda a
circulação paga auditada pelo Instituto.
“O bom desempenho dos jornais com preço de capa entre 1 e 2 reais é um
movimento bastante importante. Este grupo inclui os principais títulos
de alguns mercados regionais. No ano passado, já era perceptível um
fortalecimento que se intensificou neste primeiro semestre”, explica
Pedro Martins Silva, presidente executivo
do IVC. Para ele questões sazonais incidiram na performance dos jornais
populares, diminuindo um pouco o avanço na circulação. “Esse cenário
trouxe equilíbrio na distribuição entre assinaturas e vendas avulsas,
principal forma de comercialização dos jornais com custo de até 99
centavos por exemplar”, conclui.
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