Pensamento da Semana

"SÓ DESPERTA PAIXÃO POR APRENDER QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR." PAULO FREIRE

quinta-feira, 17 de março de 2016

Pesquisa da ESPM traça perfil dos gamers no Brasil


Um estudo realizado pela Sioux, agência de tecnologia interativa, com a Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo GameLab da ESPM, traçou um perfil do consumidor de games no Brasil.  A Pesquisa Game Brasil 2016, que está em sua terceira edição, traz o cenário atual desse mercado com a abordagem dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos: mobile (smartphones e tablets), consoles e computadores. Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, o estudo teve a participação de 2.848 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 15 e 26 de fevereiro.

Confira alguns dos principais insights da pesquisa:

Perfil
O apontamento destaca o forte apelo que atualmente os jogos têm em quase toda a população e não apenas entre os jovens, uma vez que a faixa etária principal dos gamers é de 25 a 34 anos.  "No ano passado já havia o indicador de que as mulheres brasileiras superariam os homens no mercado de jogos em um curto espaço de tempo e isso se concretizou. Porém, o tempo que elas jogam é menor do que o do sexo oposto e o estilo de jogos que elas preferem também caracteriza um comportamento mais casual", afirma Guilherme Camargo, CEO da Sioux.

Comportamento
O gamer brasileiro se consolida com o perfil multiplataforma - 70,8% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua o mais popular (77,2%), seguido de computadores (66,9%) e consoles (45,7%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 11% dos entrevistados se consideram "gamers" de verdade. A maioria é consumidor casual e utiliza os jogos como uma forma de entretenimento. O dispositivo preferido para jogar é o smartphone, escolhido por 34,4% dos gamers, seguido do computador (30,1%) e consoles (29,9%). A categoria de jogos preferida foi estratégia (54,7%), seguida de aventura (49,0%) e ação (42,3%).


Há diversos locais onde o consumidor joga. Com a mobilidade dos smartphones, 87,6% dos entrevistados afirmam jogarem quando estão em deslocamento / trânsito (ônibus, metrô ou carro). No trabalho, a relação dos games também se manteve coerente com a edição anterior: 74,5% das pessoas jogam durante o horário de trabalho.

Mobile (Smartphones e tablets)
Das pessoas entrevistadas, 71,9% afirmaram ter o costume de baixar algum tipo de aplicativo de jogos em seu smartphone. Das atividades diárias realizadas, 71,3% enviam mensagens de texto (WhastApp, Viber, entre outros) e 61,4% acessam redes sociais. Baixar jogos diariamente é hábito de 37,9% da amostra.

Baixar apenas jogos gratuitos continua sendo o comportamento da maioria dos jogadores (78,2%). A justificativa principal, segundo os entrevistados, para nunca ter pago por um jogo é que sempre existem outras opções gratuitas com o mesmo propósito (50,7%), seguida do risco de comprar e não gostar (48,2%). Apenas 16,5% afirmam que as propagandas dos jogos gratuitos não incomodam. Dos 21,8% que já compraram jogos, o cartão de crédito é o meio mais popular, utilizado por 70,2% deles, seguido do PayPal (38,2%).

As principais fontes de informação sobre jogos são os amigos (45,1%) e as redes sociais (41,2%). 68,2% aceitam baixar jogos gratuitos que tenham anúncios publicitários, porém, acreditam que atrapalha a jogabilidade ou desempenho (64,9%). Nos tablets a tendência é a mesma, mas com ênfase maior para jogos, uma vez que 81,5% têm o costume de baixar e o fazem toda semana (33,1%).

Consoles
Apesar da oitava geração (Xbox One, PS4, WiiU) completar pouco mais de dois anos, o Xbox 360 (sétima geração) é o console mais popular, utilizado por 40,9% dos gamers, seguido do PlayStation 2 (35,3%) e PlayStation 3 (29,5%). Em termos de preferência, o Xbox 360 manteve a liderança do ano passado (31,9%) seguido do PlayStation 4 (24,7%).
O perfil de compra do gamer desta categoria também trouxe dados interessantes: 68,5% adquirem produtos no varejo brasileiro oficial, 14,5% no mercado paralelo e 10,2% em viagens internacionais. A principal motivação para a compra em uma revenda oficial é a garantia (70,3%). A maioria compra até três jogos por ano (64,8%). Um fator interessante no comportamento de compra é a aquisição de jogos usados, citado por 46,1% dos entrevistados.


Categoria: Computadores
Mesmo após quase sete anos de seu lançamento, o Windows 7 é o sistema operacional mais popular entre os gamers (39,1%), seguido do Windows 10 (31,5%). O notebook, como dispositivo de jogo, é o preferido (68,6%) e a principal vantagem de jogar no computador, segundo os entrevistados, é uma melhor precisão (20,6%), seguida do menor custo na aquisição dos jogos (19,0%). O varejo on-line é o principal canal de vendas para jogos de PC (37,2%), seguido do varejo físico (27,8%) e microtransação dentro do próprio jogo (15%). O serviço online STEAM foi citado por 9,4%.

Marcas do Coração
A pesquisa também identificou a preferência por marcas no segmento de smartphones, consoles e o jogo mais popular entre os entrevistados. Entre os smartphones, a Samsung lidera com 32,2%; em consoles, a Sony (Playstation) está na frente, com 52,9%; e o jogo com maior popularidade de 2015 foi FIFA.
Os dados detalhados da pesquisa encontram-se no site oficial do estudo.


Fonte: @Espm

Nenhum comentário:

Postar um comentário