Pensamento da Semana

"SÓ DESPERTA PAIXÃO POR APRENDER QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR." PAULO FREIRE

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Os produtos mais fails da história

@adnews



Se é errando que se aprende, as marcas abaixo certamente aprenderam bastante. Isso porque a lista traz alguns dos produtos mais fails da história.

Compilada pelo Business Insider, a seleção mostra uma série de tentativas frustradas de produtos. Investimentos milionários foram por água abaixo. Mas, é sempre bom lembrar, que correr riscos está no DNA das grandes corporações.

Confira alguns dos produtos citados pelo BI:

1957 — Ford Edsel
A For investiu mais de US$ 400 milhões num carro gigantesco e todo pomposo. O Edsel foi um grande fracasso, já que os americanos queriam veículos menores e mais econômicos (leia-se Fusca).



1975 — Sony Betamax
Nos anos 70, a guerra de formatos passava longe de .avi ou .mkv. A disputa se deu entre Betamax e VHS. A  Sony apostou no primeiro e, obviamente, se deu mal.



1985 — New Coke
Nos anos 80 a guerra entre Pepsi e Coca estava tão acirrada que a líder de mercado resolveu mudar sua fórmula e lançar a New Coke, uma Coca com um sabor mais parecido com o de Pepsi. A empreitada durou apenas algumas semanas e a marca voltou a sua receita original, relançando sua Coca-Cola com o adendo da palavra "Classic".



1989, 1992 — Pepsi A.M. and Crystal
A Pepsi também tem seus fails. Em 89, por exemplo, tentou lançar uma bebida para o café da manhã dos americanos, a Pepsi A.M. Sem sucesso, durou apenas um ano.
Em 1992, a marca tentou de novo com a Crystal Pepsi. Um produto refrescante, quase um energético. Morreu em 1993.



1989 — RJ Reynolds smokeless cigarettes
Nos anos 80, a RJ Reynolds lançou um cigarro que não tinha fumaça e carregava menos males que os produtos de mercado. O problema é que o gosto era terrível, difícil de acender e ninguém gostou. US$ 325 milhões e quatro meses depois, o produto foi descontinuado.



1993 — Apple Newton
Até mesmo a Apple teve seus dias de frustração. Em 93, por exemplo, a marca lançou o Newton, um PDA que custava US$ 700, e o sistema de reconhecimento de escrita era tão ruim que até virou piada nos Simpsons.



1995 — Microsoft Bob
A rival da Apple, Microsoft, tentou lançar uma interface amigável para Windows chamada Bob. O problema é que ele demandava demais do hardware. A ideia foi descontinuada um ano depois.



1996 — McDonald's Arch Deluxe
O McDonald's resolveu lançar um produto para agradar adultos com paladar apurado. O investimento de US$ 100 milhões foi para o ralo porque ninguém gostava do lanche "premium".



2006 — Microsoft Zune
O Zune foi uma tentativa descarada da Microsoft de tentar rivalizar com o iPod. Não teve jeito, os usuários não curtiram.



2006 — HD DVD
Em tempos de Blu-ray, é difícil imaginar que alguém tenha apostado num DVD HD. Mas sim, a Toshiba apostou no formato e se deu mal quando a Warner resolveu que iria focar o lançamento de conteúdo apenas no Blu-Ray.



2013 — Facebook Home
Nem o Facebook escapou da lista. Na opinião do Business Insider, o app home já pode ser considerado morto. O motivo principal: ele funciona para quem é muito viciado em Facebook.
A equipe que desenvolveu o app se desfez e seguiu com outros projetos na empresa de Mark Zuckerberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário