Não é segredo para ninguém o nível de desejo que a marca criada por Steve Jobs é capaz de gerar nas pessoas. Por outro lado, é difícil desbancar uma marca tão tradicional e poderosa como a Coca-Cola em qualquer ranking que seja. Entretanto, aApple conquistou pela primeira vez o topo do ranking anual Best Global Brands, da consultoria Interbrand.
A Coca-Cola, marca que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos, ocupa a terceira posição na edição de 2013. O Google ocupa o segundo lugar. Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, a conquista da Apple não surpreende. “De vez em quando, uma marca muda a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência”, afirmou em nota Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.
Para avaliar as marcas, três aspectos são considerados: desempenho financeiro, influência na escolha do consumidor e poder de comandar preços premium ou gerar lealdade.
Este ano, o valor total de das 100 marcas globais mais valiosas é de 1,5 trilhão de dólares. Confira o ranking completo:
Posição em 2013 | Posição em 2012 | Marca | Setor | 2013 Valor de Marca (US$ bilhões) | Variação do Valor de Marca em % |
1 | 2 | Apple | Tecnologia | 98.316 | 28% |
2 | 4 | Tecnologia | 93.291 | 34% | |
3 | 1 | Coca-Cola | Bebidas | 79.213 | 2% |
4 | 3 | IBM | Serviços de Negócios | 78.808 | 4% |
5 | 5 | Microsoft | Tecnologia | 59.546 | 3% |
6 | 6 | GE | Diversificado | 46.947 | 7% |
7 | 7 | McDonald's | Restaurantes | 41.992 | 5% |
8 | 9 | Samsung | Tecnologia | 39.610 | 20% |
9 | 8 | Intel | Tecnologia | 37.257 | -5% |
10 | 10 | Toyota | Automotivo | 35.346 | 17% |
Com informações da Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário