Pensamento da Semana

"SÓ DESPERTA PAIXÃO POR APRENDER QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR." PAULO FREIRE

domingo, 20 de janeiro de 2013

A geração Y em 2013 – Entenda como se comporta a geração mais influente do mercado.

por @ amomarketing.com.br


Pra quem trabalha com publicidade e marketing existe um fato ao qual não dá pra deixar de pensar, a geração Y é um grande público, e na verdade é realmente a maior geração do planeta, com mais de 1,8 bilhões representantes. Mas se tem algo maior que o tamanho é a influência deles nas outras gerações, poder que eles mesmo reconhecem, já que em recente pesquisa feita pela Edelman Berland, mais de 74% acredita ser um importante influenciador no habito de compras do seu circulo social.
O estudo “8095 Exchange” foi realizado com mais de 4 mil jovens nascidos entre 1980 e 1995 em mais de 11 países, deve sair na integra até o final da semana, mas já existem pontos importantes a serem considerados, desde da última pesquisa feita em 2010.
Dois anos se passaram e agora a geração y já não é mais criança, os mais velhos estão entrando na casa dos 30 e os mais novos já atingiram a maior idade e conforme forem evoluindo na carreira e na vida social devem mudar o mercado.
Conheça alguns dos pontos que fazem dessa geração, a grande oportunidade e uma forte ameaça para o mercado atual:
Social Shopping: A geração Y dificilmente compra sozinha, um a cada três entrevistados não finalizam a compra sem a aprovação de amigos.
É a geração que mais se sente na obrigação de interagir com as marcas, e compartilhar sempre um feedback seja ele negativo ou positivo, mais de 90% encara isso como uma forma de responsabilidade.
Tendência: Esse é um grupo que se guia por tendências e pela velocidade da informação, marcas que não conseguem acompanhar esse desafio são deixadas para trás. Eles agora não confiam tanto no que uma marca diz, e usam suas outras ferramentas para saber o que anda em alta e o que comprar, as marcas deixaram de ser a única referência para dividir espaço com o círculo social.
Preço ou Qualidade + Humor ou Honestidade = LIKE!
A decisão de escolha de marca para a geração Y segue alguns padrões: preço, qualidade, comentários de terceiros sobre a marca, e lembranças da marca em algum momento da vida.
Honestidade e humor são outras qualidades que ajudam na decisão, e por isso as redes sociais são tão importantes para esse público, é ali que eles podem interagir com a marca e entender como ela conversa, quem conseguir qualidade de produto e bom discurso na rede tem grandes chances de sucesso. Outra opção é trabalhar com seus influenciadores, um comentário vindo de terceiros tem mais força que 20 comentários da marca.
Novos caminhos para o sucesso: A recessão global encorajou a geração a mudar suas ideias de carreira perfeita e começar a pensar em trabalhar por conta própria, mais de 50% tem como objetivo de carreira abrir algum tipo de negócio. Entre as aspirações é uma geração mais tradicional que sonha com a casa própria (78%) e em começar uma família (72%), sonhos esses só superados pelo desejo de um emprego ideal, onde ele faça o que realmente gosta.
Diferente da geração X não é uma geração workaholic, que deseja chegar ao topo acima de tudo, é uma geração que quer ficar bem, mas sem sacrificar seus melhores anos no caminho.
Resumo da opera: A geração Y precisa ser estimulada nos meios on e off, é uma geração que quer interagir, ajudar a criar e dialogar com suas marcas favoritas. Buscam entretenimento e bom conteúdo nas redes.
Não se importam em ver anúncios, mas esperam um algo mais em troca, querem experiências, bons produtos e uma marca engajada com eles.
Uma geração exigente, que cobra bastante, sabe do seu potencial influenciador e é atento a feedbacks, negativos e positivos. Uma quebra de paradigma do mercado, antes uma monólogo da marca x consumidor, que se transformou em um diálogo, e agora chega a uma fase, onde a marca que deve se adaptar ao consumidor, e entregar o que ele procura, do jeito que ele procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário