Pensamento da Semana

"SÓ DESPERTA PAIXÃO POR APRENDER QUEM TEM PAIXÃO POR ENSINAR." PAULO FREIRE

domingo, 18 de novembro de 2012

A arte da persuasão. Você domina?

@Gabriela Vieira


A palavra persuasão origina-se do termo “Persuadere” que faz referência ao ato de “levar alguém a praticar determinada ação e/ou pensamento”. Apesar de confundirmos persuasão com convencimento, persuadir uma pessoa é muito diferente de convencer uma pessoa. A persuasão apela para as questões emocionais e sentimentais, enquanto o convencimento apela para a razão e inteligência do individuo. Sendo assim, a melhor maneira de persuadir uma pessoa é através da busca pela conquista emocional, uma comunicação agradável e um grande nível de empatia entre ambos. Ao definir a retórica como “a arte de descobrir o que há de persuasivo em cada assunto”, Aristóteles afirma que devemos apelar para a vontade das pessoas, depois para sua sensibilidade e por fim para sua inteligência, dando ênfase, porém para aquele ponto em que a pessoa se deixa por influenciar de maneira mais fácil e vulnerável.

Como se tornar mais persuasivo?

01. Seja seu maior fã.
Se nem você acreditar em si próprio, quem acreditará? A autoconfiança é o ponto inicial para ser reconhecido pelo mercado, mas, ainda assim é preciso reconhecer que apesar de tudo todos nós estamos propensos a aprender com as situações e as pessoas. Se julgar é necessário desde que isso seja feito de maneira saudável. Perceber seus pontos fortes e reforça-los para que isso seja uma qualidade a mais na sua personalidade. Observar os pontos fracos, questionar-se sobre o que fazer para mudar esse fator e estimule-se a encontrar uma perspectiva que o torne interessante aos olhos do mercado.
02.   Tenho o que oferecer.

Leia, se inspire, questione-se.  Para que uma pessoa se sinta persuadida por algum tema é necessário que você saiba muito bem sobre o assunto que se trata a conversa. Quando você mostra que sabe o que está falando as pessoas tenderam a prestar mais atenção ao que você diz. Uma boa gramática e nada de gírias atribuirá relevância ao seu discurso. Cumpra metas, honre prazos, e nunca chegue atrasados aos compromissos, ter credibilidade e se mostrar responsável te trarão maiores benefícios.

03.   Não desista nunca.

Quem quer vencer nunca desiste! A persistência é uma importante arma para quem deseja ser uma pessoa persuasiva quando é usada com bom senso. A resposta natural para qualquer coisa que pedimos será sempre a negativa, sendo assim não tenha medo de contestar um “não” e vá em busca de uma boa resposta. Corra atrás e atingirá seu objetivo.


04.   Tenha um objetivo, sempre.

Tudo tem o por que. Por mais clichê que seja a oração anterior tem o seu valor. É necessário que se tenha um objetivo antes de sair por aí traçando metas e tomando atitudes. Sendo assim, toda ação sempre terá uma causa e a consequência desta dependerá de suas atitudes. Trace metas, estimule caminhos, determine pontos e atinja seu objetivo.

05.   Silêncio é a melhor comemoração.
Após conseguir persuadir uma pessoa e estar certo de que seus argumentos foram suficientes para leva-la a acreditar naquilo que você acredite o melhor, se cale. Ter paciência e humildade para se manter calado após uma persuasão bem executada é uma arma importantíssima para o arsenal de um bom influenciador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário