
Avenida Brasil subiu a barra do quesito qualidade de telenovelas
produzida pela TV Globo. A ambientação dos cenários era cirurgicamente
produzida com gatos de porcelana ao melhor estilo kitsch e tangibilizava
trejeitos típicos do povo brasileiro de forma sublime. Trouxe à tona o
espetacular ator Marcos Caruso e seu incomparável personagem Leleco, e
Juliano Cazarré, que nos brindou com o hilário Adauto, e que também
protagonizou um excelente papel no último filme do aclamado diretor
brasileiro Fernando Meirelles.
A trama de José Emanuel Carneiro, que certamente teve seu passe
valorizadíssimo após Avenida Brasil, catalisou nos internautas do Brasil
um novo hábito. Hoje assistimos à telenovela diante de mais de uma
tela. Estamos agora com um olho na televisão e com outro no nosso
smartphone, onde em tempo real vamos comentando e lendo comentários de
pessoas. As redes sociais digitais se tornam ambientes online onde
depositamos legendas com nossas opiniões sobre as programações. Os trend
topics do Twitter e os comentários do Facebook se tornam o diapasão que
modela e modula os gostos da conectada audiência brasileira. Todos os
dias por volta das 21h o "oi, oi, oi" pipocava nas timelines das redes
sociais. A própria equipe do Twitter nos Estados Unidos demorou para
entender essas intrigantes publicações. Alguns até acharam, erradamente,
que fosse um flash mob.
Todos nós estamos inseridos dentro uma cultura, e que foi construída
durante anos. E é nesse ecossistema cultural onde as emissoras de
televisão se baseiam para gerar conteúdos. A TV Globo colocou no ar
"Avenida Brasil" e a recém-terminada "Cheias de Charme", duas
telenovelas que assumidamente tentaram se conectar com públicos
emergentes, ou a grande parcela da população brasileira. O fato é que as
novelas são grandes produtos culturais, e que fazem parte da educação
das pessoas. Mas há quem possa definir as telenovelas como produtos
sub-culturais e que alienam ou emburrecem o telespectador. Alguns
intelectuais inclusive esculhambam o gênero. Com o que vi em Avenida
Brasil, eu evidenciei exatamente o contrário de tudo isso. Foi sim uma
verdadeira obra de arte. Parafraseando uma das maiores pensadoras de
telenovelas no Brasil, a professora Maria Aparecida Baccega, quem pensa
que telenovela aliena está chamando o povo de débil mental. Ela sempre
foi extremamente educativa e de qualidade técnica altíssima. A
telenovela está sempre um passo à frente da sociedade. Ela vai além dos
limites morais de grande parte da população. Vemos personagens que
representam atores-sociais de todos os estilos e todos os tipos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário