Produto brasileiríssimo, confortável, muito barato, branquinha com
listras azuis e de visual simples. Assim, surgiam as Havaianas em junho
de 1962, com inspiração na ZORI, famosa sandália de dedo japonesa. Em
menos de um ano a São Paulo
Alpagartas fabricava cerca de mil pares por dia, porém durante muito
tempo o produto ficou popularizado entre as classe C e D, sendo vendidas
geralmente em mercearias e quitandas. Em razão disso, a fim de agregar
valor às sandálias, a agência de publicidade JW Thompson criou os
famosos slogans “Legítimas, só Havaianas” e “As únicas que não deformam,
não tem cheiro e não soltam as tiras”, anunciados por anos na televisão
brasileira pelo famoso humorista Chico Anysio. Quem não lembra?
No entanto, a popularidade do produto não garantiu a
rentabilidade esperada pelo fabricante, mesmo este possuindo 90% do
mercado das sandálias de borrachas. A Rider – da Grendene -, com seus
chinelos de PVC se tornou uma grande ameaça para as Havaianas,
ocasionando a reviravolta da marca em 1994. Nesta época, foram lançados
modelos monocromáticos e de cores fortes, batizados de Havaianas Top. A
comunicação também passou por uma grande evolução. Na televisão,
personalidades como Malu Mader e Luana Piovani passaram a anunciar para
as Havaianas.
Devido à reformulação no design e mudança nas
táticas de mercado, a marca passou a ser distribuída de maneira
específica para cada nicho, sendo assim cada ponto recebia um modelo
diferente de acordo com as características do público alvo. Foram
criados diversos displays para tornar mais atraente à exposição dos
produtos à venda. Com a contratação da agência ALMAPBBDO, a Alpargatas
iniciou um novo trabalho de comunicação, dessa vez mais voltado para o
usuário. Os artistas que antes apenas exibiam a marca passaram a dar seu
depoimento enfatizando sua credibilidade e praticidade, o que gerou uma
identificação mútua do consumidor com o produto.
Em 1998, em função da Copa do Mundo foi lançado o
épico modelo com a pequena bandeira do Brasil na tira, a sandália logo
se tornou objeto de desejo e requinte no exterior, o que além de
aumentar a popularidade da marca virou motivo de orgulho para os
brasileiros – que não levaram a Copa – mas ganharam as Havaianas Brasil
que são sinônimos da originalidade brasileira até os dias de hoje. Em
2010, com o intuito de agregar aos produtos
da marca um toque descolado, foi lançada a Soul Collection, coleção de
tênis e calçados fechados que foram desenhados para atender ao mercado
europeu e seu inverno rigoroso que não permitia o uso das sandálias o
ano todo. Porém a grande presença da marca nas redes sociais e o sucesso
do atendimento aos internautas fez com que a coleção caísse no
conhecimento do público brasileiro, resultando num grande sucesso dos
calçados por aqui também.
Slins, com diamantes – que custam em torno de
R$300,00 – coloridas, customizadas, simples, detalhistas, com salto, com
strass… As havaianas viraram febre internacional, e pessoas de todos os
lugares
do mundo fizeram da sandália brasileira uma verdadeira mania mundial. A
abordagem de marketing da empresa varia de país para país e tem dado
muito certo, como acontece nos Estados Unidos, Canadá, Lisboa e Paris.
Este ano a marca completa 50 anos de sucesso, e além dos
famosos chinelos de borracha leva na bagagem também artigos como bolsas,
chaveiros, toalhas e sapatos fechados.
Uma das diversas ações de marketing que será realizada
pelas Havaianas em comemoração aos 50 anos, será a fabricação de uma
edição limitada e especial que remete ao modelo das primeiras havaianas
lançadas: as famosas branquinhas de tiras azuis.
Para incentivar os brasileiros a abraçar essa iniciativa, a
AlmapBBDO lançou a campanha “Eu me viro para ajudar” inspirada na
virada da marca que aconteceu nos anos 90 quando as pessoas passaram a
virar a sola das havaianas para cima, criando a sandália de uma cor só.
Todo o lucro da campanha será revertido em verba
para a UNICEF. Muitos artistas se sensibilizaram com a iniciativa da
marca, como o ator
Lazaro Ramos, presidente da instituição, além de Bebeto, Carol Castrol,
Mateus Solano, Kayky Britto, Vanessa Giácomo e diversos outros que
passaram a colaborar com a campanha lançada pela marca no facebook.
A ação consiste no envio de uma foto de frente e de costas a colocando num post com a frase: “Eu me virei para ajudar. E você?”. A foto deve ser postada também na fan page das havaianas onde além de encontrarmos as imagens já enviadas pelos artistas, é disponibilizado também acesso ao aplicativo livro interativo “Havaianas 50 anos” onde encontramos algumas das 140 campanhas criadas pela AlmapBBDO para a marca.
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