Pensamento da Semana

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quarta-feira, 25 de julho de 2012

Havaianas e brasileiros: Um casamento de meio século.

por @midiapublicitaria.com

Produto brasileiríssimo, confortável, muito barato, branquinha com listras azuis e de visual simples. Assim, surgiam as Havaianas em junho de 1962, com inspiração na ZORI, famosa sandália de dedo japonesa. Em menos de um ano a São Paulo Alpagartas fabricava cerca de mil pares por dia, porém durante muito tempo o produto ficou popularizado entre as classe C e D, sendo vendidas geralmente em mercearias e quitandas. Em razão disso, a fim de agregar valor às sandálias, a agência de publicidade JW Thompson criou  os famosos slogans “Legítimas, só Havaianas” e “As únicas que não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras”, anunciados por anos na televisão brasileira pelo famoso humorista Chico Anysio. Quem não lembra?



No entanto,  a popularidade do produto não garantiu a rentabilidade esperada pelo fabricante, mesmo este possuindo 90% do mercado das sandálias de borrachas. A Rider – da Grendene -,  com seus chinelos de PVC se tornou uma grande ameaça para as Havaianas, ocasionando a reviravolta da marca em 1994. Nesta época, foram lançados modelos monocromáticos e de cores fortes, batizados de Havaianas Top. A comunicação também passou por uma grande evolução. Na televisão, personalidades como Malu Mader e Luana Piovani passaram a anunciar para as Havaianas.




Devido à reformulação no design e mudança nas táticas de mercado, a marca passou a ser distribuída de maneira específica para cada nicho, sendo assim cada ponto recebia um modelo diferente de acordo com as características do público alvo. Foram criados diversos displays para tornar mais atraente à exposição dos produtos à venda. Com a contratação da agência ALMAPBBDO, a Alpargatas iniciou um novo trabalho de comunicação, dessa vez mais voltado para o usuário. Os artistas que antes apenas exibiam a marca passaram a dar seu depoimento enfatizando sua credibilidade e praticidade, o que gerou uma identificação mútua do consumidor com o produto.


Em 1998, em função da Copa do Mundo foi lançado o épico modelo com a pequena bandeira do Brasil na tira, a sandália logo se tornou objeto de desejo e requinte no exterior, o que além de aumentar a popularidade da marca virou motivo de orgulho para os brasileiros – que não levaram a Copa – mas ganharam as Havaianas Brasil que são sinônimos da originalidade brasileira até os dias de hoje. Em 2010, com o intuito de agregar aos produtos da marca um toque descolado, foi lançada a Soul Collection, coleção de tênis e calçados fechados que foram desenhados para atender ao mercado europeu e seu inverno rigoroso que não permitia o uso das sandálias o ano todo. Porém a grande presença da marca nas redes sociais e o sucesso do atendimento aos internautas fez com que a coleção caísse no conhecimento do público brasileiro, resultando num grande sucesso dos calçados por aqui também.




Slins, com diamantes – que custam em torno de R$300,00 – coloridas, customizadas, simples, detalhistas, com salto, com strass… As havaianas viraram febre internacional, e pessoas de todos os lugares do mundo fizeram da sandália brasileira uma verdadeira mania mundial. A abordagem de marketing da empresa varia de país para país e tem dado muito certo, como acontece nos Estados Unidos, Canadá, Lisboa e Paris.
Este ano a marca completa 50 anos de sucesso, e além dos famosos chinelos de borracha leva na bagagem também artigos como bolsas, chaveiros, toalhas e sapatos fechados.


Uma das diversas ações de marketing que será realizada pelas Havaianas em comemoração aos 50 anos, será a fabricação de uma edição limitada e especial que remete ao modelo das primeiras havaianas lançadas: as famosas branquinhas de tiras azuis.




Para incentivar os brasileiros a abraçar essa iniciativa, a AlmapBBDO lançou a campanha “Eu me viro para ajudar” inspirada na virada da marca que aconteceu nos anos 90 quando as pessoas passaram a virar a sola das havaianas para cima, criando a sandália de uma cor só.


Todo o lucro da campanha será revertido em verba para a UNICEF. Muitos artistas se sensibilizaram com a iniciativa da marca, como o ator Lazaro Ramos, presidente da instituição, além de Bebeto, Carol Castrol, Mateus Solano, Kayky Britto, Vanessa Giácomo e diversos outros que passaram a colaborar com a campanha lançada pela marca no facebook.



A ação consiste no envio de uma foto de frente e de costas a colocando num post com a frase: “Eu me virei para ajudar. E você?”. A foto deve ser postada também na fan page das havaianas onde além de encontrarmos as imagens já enviadas pelos artistas, é disponibilizado  também acesso ao  aplicativo livro interativo “Havaianas 50 anos” onde encontramos algumas das 140 campanhas criadas pela AlmapBBDO para a marca.

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