
Na comparação entre países, o Brasil ficou em 16º lugar, sendo o
pagamento de compras pela internet (m-commerce) a forma preferida pelos
consumidores brasileiros, seguida pelo pagamento sem contato no ponto de
venda. A MasterCard Worldwide divulga dados de estudo que mostra o
nível de preparo e aceitação do pagamento por celular em 34 países, que,
juntos, representam cerca de 85% das despesas das famílias ao redor do
mundo.
O índice da MasterCard foi feito com o objetivo de constatar não
somente quais mercados globais estão mais preparados para adotar
pagamentos móveis, mas o que deve ser feito em cada um para seguir em
frente. Para chegar a uma conclusão, uma séria de dados foram
analisados, sendo as pontuações derivadas de um algoritmo composto por
mais de 50 elementos, entre eles dados econômicos, demográficos, de
telecomunicações, pagamentos, indústria, e pesquisas com consumidor para
identificar sua aceitação para esse novo meio de pagamento.
Em uma escala de 0 a 100, os 34 países registraram um índice médio de
33,2 em relação à aceitação e preparo para adotar pagamentos móveis.
Nenhum mercado atingiu o ponto de inflexão (60), o que indica que ainda
há muito o que se fazer até que este se torne o principal meio de
pagamento adotado pelos consumidores.
Os outros mercados pesquisados na América Latina foram Argentina,
Colômbia e México que, juntamente com o Brasil, obtiveram pontuação
média de 28,9, quatro pontos a menos do que a média global. As maiores
pontuações da região foram a do Brasil (33,4 pontos) e a da Colômbia
(32,4 pontos).
De acordo com o Índice (que levou em consideração conhecimento,
disposição para usar e frequência de uso dos três tipos de pagamento por
celular) o preparo do consumidor é fundamental para o sucesso dos
pagamentos móveis.
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