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quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brasileiro é o 16º que mais aceita pagamentos por celular

por @adnews.com.br

34 países foram analisadosO MasterCard Mobile Payments Readiness Index (MPRI) (Índice de Preparo para Pagamentos Móveis) analisou mercados, fez uma comparação entre ambientes e levou em conta a aceitação de pagamento por celular em cada um deles. São três tipos: entre pessoas, em compras na internet e pagamentos sem contato no ponto de venda. 

Na comparação entre países, o Brasil ficou em 16º lugar, sendo o pagamento de compras pela internet (m-commerce) a forma preferida pelos consumidores brasileiros, seguida pelo pagamento sem contato no ponto de venda. A MasterCard Worldwide divulga dados de estudo que mostra o nível de preparo e aceitação do pagamento por celular em 34 países, que, juntos, representam cerca de 85% das despesas das famílias ao redor do mundo.

O índice da MasterCard foi feito com o objetivo de constatar não somente quais mercados globais estão mais preparados para adotar pagamentos móveis, mas o que deve ser feito em cada um para seguir em frente. Para chegar a uma conclusão, uma séria de dados foram analisados, sendo  as pontuações derivadas de um algoritmo composto por mais de 50 elementos, entre eles dados econômicos, demográficos, de telecomunicações, pagamentos, indústria, e pesquisas com consumidor para identificar sua aceitação para esse novo meio de pagamento.

Em uma escala de 0 a 100, os 34 países registraram um índice médio de 33,2 em relação à aceitação e preparo para adotar pagamentos móveis. Nenhum mercado atingiu o ponto de inflexão (60), o que indica que ainda há muito o que se fazer até que este se torne o principal meio de pagamento adotado pelos consumidores.

Os outros mercados pesquisados na América Latina foram Argentina, Colômbia e México que, juntamente com o Brasil, obtiveram pontuação média de 28,9, quatro pontos a menos do que a média global. As maiores pontuações da região foram a do Brasil (33,4 pontos) e a da Colômbia (32,4 pontos).

De acordo com o Índice (que levou em consideração conhecimento, disposição para usar e frequência de uso dos três tipos de pagamento por celular) o preparo do consumidor é fundamental para o sucesso dos pagamentos móveis.

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