por @Fernanda Salem - Mundo do Marketing
O Brasil é reconhecido como um dos países mais sociáveis do mundo e
reflete isto sendo uma grande potência nas mídias sociais. As marcas
nacionais, no entanto, não se igualam à média global na questão de como
utilizar as plataformas da melhor maneira para atingir o consumidor
online. Um estudo da Forbes em parceria com a agência de Relações
Públicas Weber Shandwick mostrou que os executivos brasileiros ainda
veem mais riscos do que ganhos nas mídias sociais e criou um guia com
nove passos para que as empresas obtenham sucesso na estratégia de
sociabilidade.
A pesquisa entrevistou 1.897 profissionais de 50 países, incluindo o
Brasil, e concluiu que a maioria das empresas brasileiras ainda trata as
redes sociais como uma ferramenta de ativação e não como fator de
negócio. No mundo, em geral, a área já é utilizada para que as empresas
entendam seu produto ou serviço na sociedade.
Uma das amostras da dificuldade das marcas nacionais em lidarem com a
sociabilidade é que os executivos brasileiros ainda têm um pé atrás
sobre os ganhos do investimento. Para 41% dos entrevistados do Brasil,
os riscos de apostar nas plataformas são maiores que os ganhos, contra
23% que acham o mesmo globalmente. Na média mundial, 54% acreditam que
os ganhos são maiores que os riscos, contra 39% dos brasileiros.
"Ainda existe um receio das mídias sociais no Brasil. Aqui se criou
um mito de que as redes só servem para fazer entretenimento e humor, o
que restringe o público. Nas empresas globais elas são tratadas
seriamente, como algo que agrega valor ao negócio e não apenas para
ativar produtos", diz Everton Schultz, Diretor de Mídias Sociais da
Weber Shandwick, em entrevista ao Mundo doMarketing.
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