O mercado brasileiro da comunicação
vai dobrar de tamanho nos próximos quatro anos. A afirmação é do
publicitário Luiz Lara, presidente nacional da Abap (Associação
Brasileira das Agências de Publicidade) durante a apresentação, na manhã
desta terça-feira (13), no Rio de Janeiro, do V Congresso Brasileiro da
Indústria da Comunicação, que será realizado em São Paulo entre os dias
28 e 30 de maio.
A previsão tem como base apuração feita pelo Grupo de Mídia de São
Paulo – presidido por Luiz Fernando Vieira, responsável pelo estudo -
para a publicação Mídia Dados que vê os R$ 39,9 bilhões atuais de
faturamento com ações de mídia multiplicadas por dois até 2016.
“O mercado está cheio de oportunidades. Além dos eventos gigantescos
como a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, além da Copa das Confederações
em 2013, muitos novos anunciantes estão surgindo em todo o País,
reflexo de uma descentralização de negócios que faz a região nordeste
avançar economicamente em ritmo chinês”, enfatizou Lara.
Na visão de Lara, o desenvolvimento econômico depende da construção de
marcas fortes especialmente pela inclusão de 40 milhões de novos
consumidores. “Somos indústria de ponta da economia criativa e podemos
ajudar o Brasil a incrementar ainda mais os negócios”, disse.
O vice-presidente nacional da Abap, publicitário Armando Strozemberg,
ressaltou que "é de se prever um desejo irreversível de aproximação de
marcas nacionais e internacionais com a centralidade que a marca Rio vai
ocupar nos próximos cinco anos. Eis porque, além da propaganda, a
indústria da comunicação brasileira, em todas as suas plataformas,
também vai se beneficiar deste ciclo virtuoso que por aqui parece estar
se instalando com força".
O V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação será realizado em
São Paulo de 28 a 30 de maio e terá abertura feita pelo Prêmio Nobel da
Paz, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu.
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